02/01/2020 às 15:12

A história da Fotografia Newborn

2642
3min de leitura

A fotografia de recém-nascidos, mais conhecida como fotografia Newborn no Brasil hoje, não é nenhuma novidade, certo?

Errado!

Apesar de ter existido um boom nos últimos anos, e o mercado estar cada vez mais demandando profissionais capacitados na área, ainda existem pessoas que pouco conhecem sobre o assunto.

E como surgiu a fotografia Newborn?

Nos anos noventa, a fotógrafa australiana Anne Gueddes começou a revolucionar o mercado da fotografia infantil, quando começou a fazer fotos icônicas que começaram a rodar o mundo em calendários que faziam um grande sucesso.

O foco era em grandes produções e na maioria das vezes, com bebês maiores.

Mas ainda nos anos noventa, ela já havia fotografado recém-nascidos, é o caso da pequena Georgia, fotografada em 1997 pela Anne Gueddes.

Georgia, fotografada em 1997 pela Anne Gueddes

Durante muitos anos, ela levou a fotografia (até hoje na realidade) com grandes projetos, enaltecendo o cenário.

Em meados de 2004 a fotografia Newborn teve uma releitura, com foco no bebê e no registro familiar, fazendo com que a fotografia nos primeiros dias de vida, passassem a fazer parte das memórias mais incríveis de uma família.

Então, o mundo conheceu as Gêmeas Norte-Americanas, Kelley Ryden e Tracy Raver, que passaram a fazer fotos mais posadas e então ensinar o estilo de fotografia newborn que seguimos hoje

No Brasil, esse estilo demorou um pouco a chegar, e começou a ficar um pouco mais popular em 2010, quando a fotógrafa brasileira, que residia na Austrália, Danielle Hamilton, veio realizar alguns cursos no Brasil, pelo IIF (instituto internacional de fotografia).

Eu só conheci a Fotografia Newborn em 2012, fiz o meu primeiro workshop de fotografia Newborn no ano em que estava fazendo um curso anual de fotografia, e desde então me apaixonei por esse universo.

Em outubro de 2012 fiz a minha primeira sessão de newborn, William, 15 dias, lembro como se fosse hoje. E é esse bebê da foto acima.

Desde então, dediquei a minha vida, integralmente à fotografia newborn, estudei muito, fiz cursos fora do país, ministro cursos e palestras levando a minha experiência para o mundo.

Em 2013 aprendi a posicionar com a Gamela, em um curso realizado com a Kelley e a Trace nos EUA, e assim que dominei a técnica, passei a disseminar o uso da gamela, que passou a ser um instrumento de trabalho quase que indispensável, melhorando o fluxo durante a sessão newborn.

Com o tempo, desenvolvi uma logística de ensaio, e em agosto de 2016, foi ao ar pela Photos Tv, um curso chamado GUIA DE POSES NEWBORN, onde eu mostrei toda a logística do meu ensaio, explicando o meu guia de poses, e desde então foi o guia mais usado pelo mercado da fotografia newborn no Brasil.

Escrevi um livro sobre fotografia de recém-nascidos, junto com a minha sócia Dani Kmetiuk e as enfermeiras Camila e Gabi (sis Foto e design), que foi lançado em 2017.

Faço parte da ABFRN (associação brasileira de fotógrafos de recém-nascidos) desde 2013 onde hoje faço parte da Diretoria.

Atualmente temos um curso online TREINAMENTO NEWBORN, e abrimos turmas algumas vezes no ano, temos mais de 1500 profissionais certificados em todo o mundo.

Sou extremamente grata por todos os profissionais que foram essenciais para que a fotografia newborn existisse, a fotografia Newborn me salvou, me deu vida, e com ela eu sigo na minha missão de transformar e impactar outras vida de outros fotógrafos, assim como eu .

02 Jan 2020

A história da Fotografia Newborn

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp