01/02/2022 às 21:39

Guia de Poses Newborn: o que é e como funciona essa ferramenta

5525
5min de leitura

Guia de Poses: o que é e como funciona essa ferramenta

Guia de Poses é um dos meus assuntos preferidos quando ensino fotografia newborn. Quando comecei, não tinha muito material disponível sobre essa profissão, muito menos sobre posicionamento. Por isso, acabei criando meu próprio Guia de Poses, que nada mais é que um material no qual tenho acesso a todas as poses e que me ajuda durante o ensaio — para refrescar a memória, decidir o que fazer em seguida, etc.

Em 2016 esse material virou um curso na PhotosTV, e fez um sucesso tão grande que se tornou o guia mais utilizado na fotografia newborn no Brasil. Para que você consiga utilizar esse guia e até montar o seu próprio, você precisa conhecer cada uma das poses. E é isso que vou te mostrar agora!

Pose do Coala

Essa é uma das minhas poses preferidas e ela é a primeira no meu Guia de Poses. Você consegue ver pela foto que o bebê está de barriga para baixo e o pézinho encosta do cotovelo dele. Mas por que chamamos de pose do coala? Até a época desse curso da PhotosTV, essa pose ainda não tinha nome, mas eu sempre defendi a importancia de nomear, para que a comunicação entre fotógrafo e assistente seja mais assertiva.

Durante o curso fizemos uma campanha para os alunos mandarem a sugestão de nome, tiveram várias opções. Quando a opção “pose do coala” surgiu, eu realmente percebi que eles estão na mesma posição e desde então chamamos por esse nome no Guia de Poses e em todas as outras situações necessárias.

Pose do Taco

A próxima opção do meu Guia de Poses é a pose do taco, ela é parecida com a pose do coala, mas é uma das poses mais técnicas que existem e exige mais flexibilidade do bebê também. Para conseguir posicionar o bebê dessa forma, ele precisa estar muito tranquilo, só assim para você consegui colocar a perna cruzada e embaixo do punho do bebê.

Pose do Sapinho/Pose do Queixinho

O meu Guia de Poses também conta com a famosa pose do sapinho, que na verdade eu e a Dani chamamos de pose do queixinho. Essa também é uma pose complexa, que exige mais flexibilidade e, na maioria das vezes, um sono mais profundo. Digo que é na maioria das vezes porque é difícil performar essa pose com o bebê acordado, mas ainda assim é possível.

Não esqueça também que essa é uma pose feita com fusão de imagens, para maior segurança do bebê. Primeiro você clica o recém-nascido segurando a cabecinha e depois faz outra foto segurando os bracinhos. O resultado é a fusão dessas fotografias, sem aparecer as mãos segurando nenhuma parte do corpo. Isso é necessário porque o bebê não consegue se sustentar sozinho nessa pose.

Pose de Bundinha

No seu Guia de Poses você pode chamar esse posicionamento de diversas formas: pose de bundinha, de bumbum pra cima, de bruços, etc. O importante é que você e o seu assistente saibam do que se trata. Nessa pose o bebê está de barriguinha para baixo, com a perninha cruzada e o joelho encostado no cotovelo (essa última parte não é uma obrigação, mas deixa ele mais em formato de bolinha e por isso mais fofinho).

Você pode fazer uma variação dessa pose colocando o quadril do bebê para o lado, assim o recém-nascido fica metade de ladinho e metade de barriga para baixo, o que também é super bonitinho.

Pose de Ladinho

Mais uma para o Guia de Poses que pode ter variação no nome: pose de ladinho; do muso; da sonequinha. ou como você preferir chamar. Como o primeiro nome já diz, o bebê fica de ladinho e você pode usar variações. Como assim variações? As pernas podem ficar uma sobre a outra ou cruzadas. Normalmente defino isso na hora do ensaio, dependendo do comportamento do bebê. Às vezes você coloca uma perna sobre a outra e o recém-nascido começa a se esticar e querer virar de barriga para cima, nessa hora é melhor cruzar. As mãozinhas também podem ter variações, como deixá-las as duas embaixo do rostinho, uma só embaixo e a outra solta, ou usar essa que está solta para segurar algum ursinho.

Pose de Bracinho

O meu Guia de Poses nunca deixa essa pose de fora. A pose de bracinho é aquela que o bebê apoia a cabeça na parte de cima das mãos, que estão uma em cima da outra. Eu gosto da cabecinha de ladinho para apoiar nos bracinhos do bebê porque assim ele fica com toda a lateral do rosto apoiada e não precisa de fusão nem de apoio para segurar a cabecinha dele.

Pose de Barriguinha para Cima

Essa opção do meu Guia de Poses eu deixo para quando o bebê está dormindo profundamente ou muito tranquilo, porque ele fica muito solto nessa pose e é muito fácil de ter um reflexo, um espasmo, e sair do posicionamento. Se eu perceber que ele está muito agitado e mesmo assim quero fazer a pose de barriguinha para cima, eu coloco ele no wrap e faço a foto conforme o exemplo

A pose de barriguinha para cima também oferece algumas variações, como colocar os bracinhos do bebê para cima e deixá-los soltinhos, situação em que o bebê precisa estar muito relaxado. Também tem como colocar as mãos embaixo da cabecinha, o que muitas pessoas chamam de pose de boa na lagoa, mas não é necessariamente uma pose, é uma variação da barriguinha para cima. E tem também a variação do bolsinho, que você coloca um pano por cima e faz o bebê segurar esse tecido.

 Wrap

No meu Guia de Poses aparece por último, mas não menos importante, a pose do wrap. Eu considero o bebê enrolado no wrap (como um casulinho) uma pose, e a partir disso também existem diversas variações. Se deixo o bebê enrolado, consigo fazer a pose de passarinho, que o bebê fica dentro do baldinho, com as mãos para fora e apoiando na borda desse prop. Também posso desenrolar o wrap um pouco e deixar ele de barriguinha para cima, e várias variações do tipo do enrolado, apesar de todas serem enroladas no wrap.

Eu não sei você, mas eu já tive vários “brancos" durante a sessão newborn, sabe aquela hora que finalmente o bebê dorme e você olha para ele e não sabe o que fazer?

 Já passei por isso inúmeras vezes!

Até cheguei a salvar algumas imagens como referência em um tablet para levar comigo, mas não era a mesma coisa, eram apenas imagens que não tinham informações detalhadas para me dizer o que e como eu poderia fazer.

E foi a partir dessa minha dificuldade que tive a ideia de criar o Guia de Poses Newborn, e agora estou disponibilizando para que possa comprar o guia digital

O Guia de Poses Newborn vai te auxiliar em seus ensaios fotográficos de recém-nascidos, ele contém todas as poses comentadas e ilustradas com o uso da gamela posicionadora e de posicionadores.


01 Fev 2022

Guia de Poses Newborn: o que é e como funciona essa ferramenta

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Fotografia Newborn guia de poses guia de poses newborn newborn posing

Quem viu também curtiu

31 de Mai de 2023

Descubra o Guia Definitivo para Fotos Newborn Profissionais e Altamente Desejadas!

01 de Jan de 2017

Ser mãe de bebê prematuro é...

01 de Ago de 2017

Itens que não podem faltar na casa de um recém-nascido

Logo do Whatsapp